Doutorado

Público Alvo

O Doutorado em Engenharia de Materiais da Redemat é direcionado a mestres em engenharia, física, química, entre outras. Em virtude da abrangência da engenharia de materiais, mestres em diversas áreas de conhecimento também são admitidos para desenvolver pesquisas técnico-científicas na interface entre suas áreas de formação e a engenharia de materiais.

 

Processo Seletivo

O Doutorado em Engenharia de Materiais da Redemat tem uma única seleção anual. O edital que rege o processo seletivo para o Doutorado é divulgado neste sítio nos últimos meses de cada ano, informando sobre a seleção da turma do ano subsequente. Informações específicas acerca das seleçoes de candidatos ao mestrado estão disponíveis na aba Processos Seletivos.

 

Disciplinas

A REDEMAT oferece, conforme critérios do Colegiado e em acordo com o professor resonsável, as disciplinas listadas abaixo. Os discentes do Programa podem solicitar equivalência de créditos ao Colegiado caso já tenham cursado disciplinas similares, em nível de pós-graduação, em outro programa regulamentado pela CAPES. Alunos de qualquer outro programa de pós-graduação credenciado pela CAPES, que desejarem cursar alguma das disciplinas ofertadas pela REDEMAT, podem solicitar matrícula como "aluno especial", de acordo com o cronograma de matrícula. Conforme estabelecido pela Resolução CEPE 7320 de 25 de Janeiro de 2018, cada crédito corresponde a quinze horas de aula.

 

Disciplinas obrigatórias
Código Disciplina Carga Horária (h) Ementa e Referências
RED-100 Física dos Materiais 45 Abode Icon
RED-101 Termodinâmica das Transformações de Fases 30 Abode Icon
RED-102 Tecnologia dos Materiais Metálicos 30 Abode Icon
RED-103 Tecnologia dos Materiais Cerâmicos e Vítreos 30 Abode Icon
RED-104 Tecnologia dos Materiais Poliméricos e Compósitos 30 Abode Icon
RED-105 Metodologia da Pesquisa Científica 15 Abode Icon

 

Disciplinas Eletivas
Código Disciplina Carga Horária Ementa e Referências
RED-114 Corrosão e Proteção dos Metais 45 Abode Icon
RED-120 Dispositivos Eletrônicos Poliméricos 45 Abode Icon
RED-121 Desgaste de Polímeros 45 Abode Icon
RED-126 Tratamento Térmico dos Metais 45 Abode Icon
RED-133 Fadiga e Fratura dos Materiais Metálicos 45 Abode Icon
RED-146 Técnicas Experimentais de Análise de Materiais 45 Abode Icon
RED-152 Hidrometalurgia Avançada 45 Abode Icon
RED-157 Aglomeração de Minério de Ferro 45 Abode Icon
RED-162 Injeção de Materiais Pulverizados em Altos-Fornos 45 Abode Icon
RED-196 Fundamentos de Tecnologia e Metalurgia da Soldagem 45 Abode Icon
RED-215 Materiais Refratários 30 Abode Icon
RED-315 Métodos para Modificação de Superfícies 45 Abode Icon
RED-415 Introdução à Metalurgia do Pó 45 Abode Icon
RED-532 Tecnologia de Biopolímeros 45 Abode Icon
RED-901 Applied Tribology 45 Abode Icon
RED-902 Innovative Biomass Utilization in Iron and Steelmaking 45 Abode Icon

 

Bolsas

A REDEMAT oferece bolsas de estudos mensais para os candidatos aprovados no processo seletivo do Mestrado, de acordo com sua disponibilidade orcamentária junto ao CNPq, à CAPES, à FAPEMIG e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP, levando em consideração, sobretudo, a calssificação dos candidatos no processo seletivos, e desde que esses não tenham impedimentos legais ao recebimento da mensalidade. Cada edital especifica a quantidade de bolsas a serem outorgadas aos candidatos selecionados, as quais tem valor fixo de R$ 2200,00, conforme as tabelas vigentes das agências de fomento que apoiam o Programa. Os candidatos classificados no processo seletivo, e selecionados para receberem bolsa, têm direito de recebê-la por até quarenta e oito meses, uma vez atendendo aos critérios de avaliação e rendimento e manutenção de bolsas de estudos.

Diversos projetos de pesquisa desenvolvidos na REDEMAT, em associação com seus parceiros, têm recursos próprios e, portanto, ofertam bolsas de estudos além daquelas do Programa. Nesse caso, a seleção do bolsista é de direito do professor responsável pelo projeto ofertante da bolsa dentro do Programa.

 

Duração

O curso de Doutorado em Engenharia de Materiais da REDEMAT tem duração de oito semestres. No primeiro, os discentes se dedicam às disciplinas obrigatórias, enquanto no segundo semestre são cursadas as disciplinas eletivas. O desenvolvimento da parte prática da tese de doutorado deve ser realizado ao longo dos quatro semestres concomitantemente  com as demais atividades do curso.

 

Arquivos

As versões digitais das teses de Doutorado desenvolvidas na REDEMAT estão disponíveis no Repositório Institucional da UFOP. Acesse: RIUFOP.

Resoluções, normas e portarias regulamentando as diversas atividades dos mestrandos, além de documentos úteis do Programa, estão disponibilizadas na seção Arquivos e Documentos da aba Secretaria do Programa.