Histórico e Visão Geral

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais foi concebido e regulado em 1995, quando três instituições, a época, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e o Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC), se juntaram e formaram a Rede Temática em Engenharia de Materiais (UFOP-UEMG-CETEC). Tal parceria se fez necessária diante da demanda das três instituições por um programa de pós-graduação na área de metalurgia e materiais, sobretudo no que diz à necessidade de formar recursos humanos de alto nível, egressos das graduações e profissionais de cada instituição. Primeiro programa de pós-graduação em rede na área de engenharia de materiais, em 1996 iniciou-se o Mestrado, curso oferecido nas dependências na Escola de Minas de Ouro Preto – EM/UFOP. Em 2000 foi iniciado o Curso de Doutorado, e então se consolidou a REDEMAT no âmbito das atividades de ensino de pós-graduação e de pesquisa em diferentes áreas da engenharia de materiais. Atualmente, a UFOP é a instituição coordenadora, enquanto a UEMG é instituição associada. O Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC) deixou de compor a REDEMAT em janeiro de 2014.

 

A REDEMAT tem composição interinstitucional, multi-unidades acadêmicas e interdepartamental, portanto natureza multidisciplinar. O Programa se estrutura em três áreas de concentração: 1) processos de fabricação, análise e seleção de materiais e 3) engenharia de superfície; em consequência da diversidade de formação dos docentes. Destaca-se a promoção do programa por parte de várias instituições privadas sob a forma de concessão de bolsas de estudo e financiamento de pesquisas, além das instituições governamentais de fomento, essas de suma importância para manutenção de diversas linhas de pesquisas e um abrangente corpo discente.

 

Em seu quadro de docentes a REDEMAT conta com 33 professores credenciados para orientação de dissertações e teses, 24 no núcleo permanente (NP) e 9 no núcleo colaborador (NC). Dos 33 professores do Programa, 12 são professores titulares de carreira, fato que atesta o amadurecimento do corpo docente, consolida a pós-graduação e permite que a integração dos docentes com menos tempo de pós-graduação.

 

No âmbito da sua internacionalização, a REDEMAT busca continuamente estabelecer novos convênios e parcerias com grupos de pesquisa, institutos e universidades de excelência internacional, para promover o intercâmbio de discentes, atrair pesquisadores estrangeiros, estimular os docentes para estágios pós-doutorais e aumentar o número e a frequência de disciplinas oferecidas na língua inglesa.