Matrícula 2024/1

Alunos Regulares

Os discentes de pós-graduação da UFOP devem realizar suas matrículas em disciplinas utilizando o Portal Minha UFOP. Na REDEMAT, as matrículas dos alunos regulares (aqueles aprovados em processos seletivos), referentes ao semestre 2024/1, deverão ser feitas no período de 26 de fevereiro a 06 de março.

A Coordenação da Redemat destaca a obrigatoriedade das matrículas para todos alunos, seja em disciplinas ou em tarefa especial (para aqueles que já cumpriram todos os créditos do seu curso), enfatizando o determinado na Resolução CEPE 8039/2020, em seu item 8.2: "Será considerado desistente, com consequente abertura de vaga, o estudante que deixar de renovar sua matrícula por um período letivo. Neste caso o Colegiado providenciará o desligamento do discente no sistema, conforme procedimento estabelecido em normas complementares."

Além da matrícula em disciplinas, várias outras solicitações, antes feitas na secretaria do curso, estão disponíveis na forma de requerimentos on-line como, por exemplo, vinculação em tarefa especial, alteração de matrícula em disciplinas, trancamento de uma ou mais disciplinas e trancamento total de matrícula, entre outros. Basta acessar o sistema de protocolização de requerimentos da pós-graduação no Portal Minha UFOP > Pesquisa e Pós-Graduação > Protocolização de Requerimento Pós-Graduação.

Para auxiliar os alunos no processo de matrícula on-line está disponível um Tutorial de Matrículas para Discentes, com os procedimentos para efetivação dos requerimentos no Portal Minha UFOP.

As disciplinas a serem ofertadas no semestre 2024/1 serão divulgadas em breve; logo, destaca-se a necessidade de todos os discente se matricularem em "Tarefa Especial - Elaboração de Tese e Dissertação"

Datas Importantes

Evento Período/Data
Período para Matrícula em Disciplina, Matrícula em Disciplina não Integrante do Currículo do Curso, Vinculação em Tarefa Especial – Elaboração de Tese ou Dissertação pelo Portal MinhaUFOP (ação dos discentes). 26/02 a 06/03
Período para solicitação de Aproveitamento de Estudos pelo Portal MinhaUFOP (ação dos discentes). 26/02 - 10/07
Período para solicitar Alteração de Matrícula em Disciplina e Trancamento Total de Matrícula (trancamento do período 2023/2)(ação dos discentes). 11/03 - 13/04
Período para solicitar Trancamento Total de Matrícula por motivo de Força Maior (ação dos discentes). 14/04 - 10/07
Término do período de aulas de 2024/1. 20/07
Encerramento do período 2023/2 no Sistema de Registro Acadêmico. 31/07

O Calendário Acadêmico da Pós-Graduação na UFOP pode ser acessado na íntegra aqui.